E d u c A ç ã o

05/03/2009

Para que serve a Escola? Veja o que pensam algumas pessoas!

Arquivado em: Educação — jspimenta @ 12:40

 

“Para a aprendizagem antes da realização, antes da testagem. Profunda e lenta aprendizagem, que emana da vida e da imaginação das pessoas. Aprendizagem para a participação de todos em uma sociedade inclusiva e segura, e oportunidades para todos de participar de mais altos níveis de economia do conhecimento. Aprendizagem ao longo da vida, não apenas treinamento. Aprendizagem emocional em relacionamentos de cuidado para todos os alunos, não apenas aprendizagem cognitiva ou voltada a habilidades. Aprendizagem para os adultos, assim como para as crianças – eles são indivisíveis. Se você não alimentar os professores, eles comerão as crianças.” (Andy Hargreaves, professor da Lynch School of Education, Boston College).

 

“Prá que serve a escola? Isso depende, naturalmente, de que escola estamos falando, de que época, de que lugar. Porém, para dar uma resposta abrangente, vou recorrer a um antigo e freqüente clichê brasileiro: a escola risonha e franca. Binômio interessante, este, insólito até, mas nem por isso menos significativo. Vamos começar pelo ‘risonho’. Que não é, ao contrário do que poderia parecer, o contrário de ‘sério’. O riso, o sorriso, o bom humor não excluem a seriedade, o que a literatura demonstra sobejamente. Dom Quixote e Alice no País das Maravilhas são livros que freqüentemente provocam o riso e nem por isso deixam de falar sobre aspectos fundamentais da condição humana. Mais: o riso pode ser o antídoto contra a excessiva sisudez, contra o rígido autoritarismo, que só servem para afastar e para intimidar pessoas. E, assim como o riso não exclui a seriedade, ele não exclui a franqueza, que é essencial nas relações entre seres humanos. Quando falamos em franqueza, estamos falando em verdade, em autenticidade, qualidades que se contrapõem diretamente à mentira, à mistificação, e que, no caso da educação, são cruciais. Podemos mesmo dizer que educação serve para encontrarmos a verdade em suas várias dimensões: a verdade individual, a verdade social, a verdade emocional, a verdade artística, a verdade científica, a verdade política. Encontrar a verdade é a suprema alegria da existência, é o motivo mais profundo para o riso feliz. Que a escola seja profundamente risonha e franca, e ela estará realizando o objetivo máximo da educação.” (Moacyr Scliar, médico e escritor).

 

“Em uma perspectiva temporal, seria necessário considerar diferentes tempos do verbo ‘servir’: para que serviu a escola no passado? Para que serve a escola hoje? Para que servirá a escola no futuro que já se delineia? Em uma perspectiva espacial, seria necessário considerar os diferentes espaços em que se inseriu, em que se insere e em que se inserirá a escola – diferentes culturas e subculturas, diferentes sociedades e diferentes grupos sociais, talvez sobretudo diferentes contextos ideológicos… A escola serviu, serve e certamente virá a servir para domesticar ou para libertar, para reproduzir ou para revolucionar, para formar indivíduos ajustados ou indivíduos críticos, para adaptar ao presente ou para preparar para o futuro. A opção entre essas e muitas outras alternativas depende de quando e de onde se fala. Se a pergunta fosse “Para que deve servir a escola?”, eu poderia responder com a minha ideologia, com as minhas utopias. Tal como formulada, a pergunta solicita uma constatação, e a única que me parece possível é que a escola serve às ideologias e às utopias do tempo e do espaço em que esteja inserida.” (Magda Soares, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais ).

 

“Se considerarmos que um dos objetivos mais importantes da escola é a transmissão do conhecimento científico e se considerarmos que a ciência sempre se ocupou dos princípios universais, ou seja, relativos ao real, não importa o espaço e o tempo de suas expressões, então poderemos concluir sobe o valor inestimável dessa instituição nos dias de hoje. Além disso, é na escola que aprendemos a ler e a escrever, dois objetos socioculturais muito importantes em tempos de globalização.” (Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo).

 

“É a forma de educar nossos filhos, de ensinar nossos filhos. Pelo menos na escola as crianças não ficam soltas na rua. Pelo menos assim elas estão aprendendo coisas boas e não coisas erradas na rua. (Valdinei Souza Lima, empregada doméstica).

 

Para educar, melhorar o conhecimento dos alunos, para estruturar melhor as pessoas na sociedade. A escola serve também para ocupar mais a mente das pessoas para que elas não pensem e façam bobagens.” (Pedro Alves da Costa, motorista).

 

“A escola serve para dar sabedoria às crianças. Mas não acho que seja só ensinar para que o aluno tenha uma profissão. A escola deve educar para a vida em sociedade, para o respeito às leis, para o cumprimento dos deveres de cidadão.” (João Antenor Hilbbeln, ótico).

 

“A escola serve para as pessoas terem uma vida melhor, uma profissão melhor. A escola é tudo. Nela se deve aprender tudo. Só que ela não está ensinando tudo. A gente vê que os alunos não recebem a atenção que deveriam. Tem muita aula vaga. Tem muito aluno sem aula, que fica pelas ruas e praças, enquanto a mãe pensa que ele está estudando.” (Angela Florêncio da Silva, dona de casa).

 

“A escola deve educar indivíduos. O problema é que os professores não ensinam, só despejam matérias sem explicar aos alunos por que eles estão aprendendo aquilo. O papel da escola deveria ser o de ensinar as pessoas a viverem em sociedade, e isso não acontece.” (Dimis Silveira, professor de inglês).

 

“A escola serve para ensinar. Isso é importante para a criança, porque em casa ela não aprenderia o que aprende na escola.” (Teonila Silveira Gomes, auxiliar de limpeza).

 

Referência: Para que Serve a Escola? Revista “Pátio” – Ano X – Nº 39 – Agosto à Outubro de 2006.

About these ads

2 Comentários »

  1. A escola é o melhor método para um aprendizado fundamental …
    Com o estudo conseguimos um bom trabalho!!!

    Comentário por Kenedy B. — 01/06/2010 @ 18:09 | Responder

  2. MUITO BOM A ESCOLA P/ APRENDER E TB P/ FAZER NOVAS AMIZADES

    Comentário por ALINE — 19/11/2011 @ 19:21 | Responder


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: